Introdução à Filosofia da Educação

Organizadores Pedro Angelo Pagni e Divino José da Silva

Cláudio Roberto Brocanelli
Divino José da Silva
Marcos Roberto Leite da Silva

Marcus Vinicius da Cunha
Pedro Angelo Pagni
Ralph Ings Bannell

Rodrigo Pelloso Gelamo
Vera Teresa Valdemarin

Apresentamos, nesta coletânea, um conjunto de textos escritos por professores de filosofia da educação que ministram essa disciplina no ensino superior e por pesquisadores em formação nessa área que, há algum tempo, têm-se preocupado em pensar as especificidades da Filosofia da Educação e seu papel no âmbito dos cursos de formação de professores. O nosso objetivo é oferecer, aos professores que atuam com esta disciplina e aos seus alunos, um possível percurso em História da Filosofia, privilegiando pensadores que, para nós, são fundamentais para refletir sobre aquilo que é específico do campo Filosofia da Educação, bem como sobre o sentido do filosofar na Educação, desde os antigos gregos até a contemporaneidade. Para isso, os nexos entre Filosofia e Educação serão demonstrados a partir de diferentes perspectivas e de temas contemporâneos, como os relativos à formação humana, ao papel do mestre e à infância, ressaltando a importância da Filosofia como prática reflexiva para pensá-los na Educação. Pensar a Filosofia da Educação, nesses termos, comporta em si uma reivindicação que se traduz na preocupação segundo a qual, no ensino de Filosofia, quer seja no ensino médio quer no ensino superior, é importante não só ensinar Filosofia ou História da Filosofia, mas é preciso ensinar a filosofar sobre e na prática educativa. Assim, acreditamos que tal intento possa introduzir os alunos desses níveis de ensino e, particularmente, dos cursos de formação de professores no domínio das idéias filosóficas e lhes assegurar a apropriação de uma linguagem que seja capaz de auxiliá-los na construção de conceitos e argumentos, possibilitando-lhes a sistematização e a significação de uma prática educativa que transponha o imediatamente dado.

Sumário

Apresentação, 13

Pedro Angelo Pagni e Divino José da Silva

PARTE 1 – Nascimento da Filosofia e Formação Humana: Recortes do Pensamento Filosófico Antigo

Capítulo 1 A Educação na Filosofia de Sócrates, 19

Divino José da Silva e Pedro Angelo Pagni

Sócrates entre os sofistas, 20
A concepção de areté e de educação política socrática no interlúdio de sua morte, 29
Referências, 32
Exercícios, 33

Capítulo 2 O Desejo de Sabedoria e a Paidéia Justa em Platão, 35

Pedro Angelo Pagni e Divino José da Silva

Da herança socrática ao desejo de sabedoria platônico, 37
O Estado justo e o homem virtuoso como ideais da Paidéia platônica, 43
Os caminhos da reflexão filosófica e da constituição da Paidéia justa, 48
O programa educativo, a natureza da Filosofia e o verdadeiro mestre, 52
Referências, 59
Exercícios, 59

Capítulo 3 O Conhecimento e a Formação Humana no Pensamento de Aristóteles, 61

Marcus Vinicius da Cunha

O conhecimento filosófico e outros conhecimentos, 63
O mundo, onde as coisas se transformam, 67
O homem no mundo da prática e a Paidéia aristoteleciana, 69
O homem, ser que produz: poética e retórica, 74
Os instrumentos do homem no mundo sem Deus, 77
Aristóteles, ainda hoje, 81
Referências, 83
Exercícios, 84

PARTE 2 – A Filosofia, o Papel do Mestre e a Educação Humana: Retrato do Pensamento Medieval e Renascentista

Capítulo 4 Sobre o Papel do Mestre e do Ensino em Agostinho e Tomás de Aquino, 87

Marcos Roberto Leite da Silva

Sobre o mestre e o uso das palavras em Agostinho, 88
A importância do mestre no ensino e a concepção deste, segundo Santo Tomás, 92
Os motivos do encontro, 100
Referências, 100
Exercícios, 101

Capítulo 5 Filosofia, Educação das Crianças e Papel do Preceptor em Montaigne, 103

Divino José da Silva

Montaigne e seu tempo, 104
No lugar da certeza, a dúvida, 106
A Educação das crianças e o papel do preceptor em Montaigne, 114
Referências, 120
Exercícios, 121

PARTE 3 – Filosofia do Sujeito, Pedagogia e Educação da Infância na Modernidade

Capítulo 6 Filosofia do Sujeito, Pedagogia da Razão e Educação da Infância em René Descartes, 125

Rodrigo Pelloso Gelamo

O problema de Descartes, 126
As regras do método, 129
O uso do método: Meditações, 134
A ordem das razões, 138
Sujeito, educação da infância e implicações da pedagogia da razão, 140
Referências, 143
Exercícios, 144

Capítulo 7 Pedagogia, Educação da Infância e o Futuro do Homem: Por Que Ler Rousseau Hoje, 147
Vera Teresa Valdemarin
Pedagogia e educação da infância no projeto para o futuro do homem, 148
Por que ler Rousseau hoje, 162
Referências, 164
Exercícios, 165

Capítulo 8 Iluminismo, Pedagogia e Educação da Infância em Kant, 167

Pedro Angelo Pagni

Iluminismo (Aufklärung) e formação cultural (Bildung), 168
A saída do homem da menoridade: liberdade e uso da razão, 170
Cultura, civilização e ideal de Estado cosmopolita, 172
A concepção kantiana de Educação (Erziehung), 177
A Filosofia e a pedagogia do Aufklärung, 180
A educação da infância na pedagogia kantiana e seus limiares contemporâneos, 184
Referências, 186
Exercícios, 187

PARTE 4 – Experiência, Comunicação e Infância na Filosofia da Educação

Capítulo 9 Nietzsche, no Limiar da Educação Contemporânea: Crítica à Cultura, Formação do Gênio e Infância na Educação Filosófica, 191

Rodrigo Pelloso Gelamo e Pedro Angelo Pagni

A Filosofia como crítica da modernidade e do presente, 192
Nietzsche, crítico da cultura e da educação de seu tempo, 194
A Bildung como autoformação e a crítica nietzschiana ao ensino, 198
Nietzsche e a educação filosófica no ensino, 205

As três metamorfoses e os três devires do pensamento, 209

A infância de uma ética: a transvaloração dos valores ou o trabalho do esquecimento, 212

Referências, 214
Exercícios, 215

Capítulo 10 Filosofia da Educação e Educação Filosófica, segundo John Dewey, 219

Pedro Angelo Pagni e Cláudio Roberto Brocanelli

Experiência, comunicação e democracia, 221
Filosofia da Educação: singularidades em relação à Ciência da Educação e à Pedagogia, 228
Pensamento reflexivo e pedagogia da infância, 234
Referências, 243
Exercícios, 244

Capítulo 11 A Crítica da Cultura e os Desafios da Educação após Auschwitz: Uma Leitura a Partir da Teoria Crítica da Escola de Frankfurt, 247

Pedro Angelo Pagni e Divino José da Silva

A atualidade da Filosofia, a crítica ao Iluminismo (Aufklärung) e à cultura (Kultur), 249

Da crítica à Pedagogia aos desafios políticos da educação no presente, 257

Experiência educativa, arte de educar e comunicação do diferenciado, 264

Indicações para uma educação após Auschwitz, 269

Referências, 274
Exercícios, 275

Capítulo 12 Habermas: Racionalidade e Processos de Aprendizagem no Projeto da Modernidade, 277

Ralph Ings Bannell

Racionalidade e modernidade, 278

Razão, sociedade e história, 280

A virada lingüística, 283
A racionalização da sociedade, 284
A racionalidade comunicativa, 286
Alcançando o entendimento mútuo e a coordenação da ação, 290

Socialização e individuação: a formação do indivíduo, 293

A co-construção da sociedade, da cultura e da pessoa, 296

Habermas e a Educação, 298

Referências, 300
Exercícios, 302

Capítulo 13 Por uma Filosofia da Educação Deleuziana: Processo de Subjetivação e Experiência de Educação, 303

Rodrigo Pelloso Gelamo

A tradição e Deleuze: um esboço do problema, 306

O processo de subjetivação, 309

Processo de subjetivação e experiência de formação, 315

A infância da educação, 318

Considerações finais, 321

Referências, 323
Exercícios, 324

 

Título: Introdução à Filosofia da Educação – Temas Contemporâneos e História
Quantidade de Páginas:
320
Preço:
R$ 65,00
Formato:
16 x 23 cm
ISBN:
978-85-89311-43-4

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